Força francesa neutraliza grupo terrorista armado o norte do Mali
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A força francesa Barkhane anunciou num comunicado ter "neutralizou" um grupo terrorista armado domingo último.
Anunciou igualmente ter libertado um refém maliano entre Bambara-Maoundé e a estrada nacional 16, na região de Timbuktu, no norte do Mali.
De acordo com o comunicado consultado terça-feira pela PANA, durante esta fase de neutralização, soldados franceses libertaram um oficial maliano, sequestrado e raptado desde o início de fevereiro de 2021.
Cuidados médicos foram-lhe dados, porque ficou lesionado por causa das condições de sequestro, indica a mesma fonte.
Depois de recuperar o seu bom estado de saúde, ele será entregue pela força de Barkhane às autoridades malianas para finalmente poder reencontrar os seus parentes nos próximos dias, indicou o documento.
Para garantir a sua segurança durante o seu repatriamento, nem a sua identidade nem o local do sequestro serão divulgados, alerta o Exército francês.
Liderada pelo Exército francês, em parceria com os países do G5 Sahel (Burkina-Faso, Mali, Mauritânia, Níger e Chade), a Operação Barkhane foi lançada a 1 de agosto de 2014.
Segundo a França, Barkhane assenta numa abordagem estratégica baseada numa lógica de parceria com os principais países da faixa sahelo-sariana.
Ela reúne cerca de cinco mil 100 militares que têm como missão lutarem contra grupos terroristas armados e apoiarem as forças armadas dos países parceiros para que possam enfrentar estas ameaças com seriedade.
-0- PANA TNDD/IS/MAR/DD 30março2021