Bamako, Mali (PANA) - A força militar francesa Barkhane realizou, na última semana, várias patrulhas e ações de perseguição nos arredores de Gao, Menaka, Gossi e Timbuktu, no norte do Mali, anunciou a Agência Maliana de Notícias (AMAP).
Citando um comunicado de imprensa da Barkane, a AMAP indicou que, nas localidades de Gossi e Timbuktu, a mesma estrutura realizou patrulhas conjuntas com as Forças Armadas do Mali (FAMAs).
Para assinalar a sua presença, de maneira permanente, no terreno, uma unidade da Barkhane comprometeu-se a realizar, até a 23 de novembro corrente, na zona sul de Ansongo, operações de busca e perseguição nas rotas logísticas de Grupos Terroristas Armados (GAT), acrescentou o comunicado.
Paralelamente, em Gao, foi encerrada oficialmente, com a Task Force Takuba, a preparação operacional da Unidade de Reconhecimento e Intervenção Leve (URLI) n.° 4.
"Depois de um treino aprofundado de várias semanas, para aperfeiçoar os modos de operação comuns, o ULRI N.° 4 e o grupo de trabalho franco-estoniano, já engajados na Operação Bourrasque, preparam-se ativamente para se implantarem brevemente em Liptako, segundo o mesmo documento, que não dá nenhum balanço destas operações.
Liptako é a zona que junta as fronteiras Mali-Burkina Faso-Níger, onde grupos terroristas armados estão muito ativos, lembra-se.
-0- PANA GT/IS/MAR/DD 07dez2020