Bamako, Mali (PANA) - A Força Francesa Barkhane anunciou ter neutralizado, quinta-feira, Oumar Mobo Modhi, considerado um elemento influente do grupo terrorista Ansarul Islam, especializado na instalação de engenhos explosivos improvisados na área de Douentza, no centro de Mali, informou a Agência de Notícias do Mali (AMAP).
Retomando, no seu site, um comunicado de imprensa emitido pela força antiterrorismo francesa, a AMAP afirma que, no quadro de uma missão de inteligência e apoio, Barkhane liderou uma operação de oportunidade contra elementos do Ansarul Islam.
Esta missão visava garantir a liberdade de circulação na estrada nacional (RN) 16, entre Gao e Hombori para benefício das forças do Mali e das unidades francesas desdobradas em Gourma (nordeste), especifica Barkhane.
De acordo com a força francesa, Oumarou Mobo Modhi foi neutralizado durante uma operação em coordenação com as Forças Armadas do Mali (FAMA) e outros parceiros.
Oumarou Mobo Modhi foi um importante líder de grupo dentro do Ansarul Islam. subordinado diretamente a Jafar Dicko, emir do grupo.
Operava entre Gossi e Gao e supervisionou em particular a instalação dos engenhos explosivos improvisados", lembra o Exército francês.
Este chefe de grupo respeitado podia, de maneira pontual, assumir o comando de uma centena de homens para realizar ataques em grande escala", concluiu o comunicado.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 10out2021