Agência Panafricana de Notícias

Força de intervenção contra gafanhotos peregrinos lançada na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Uma força de intervenção contra gafanhotos peregrinos foi lançada segunda-feira no Centro Nacional de Luta Anti-Acridiana (CNLAA) sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), soube a PANA de fontes oficiais em Nouakchott.

A cerimónia de lançamento deste mecanismo foi presidida pelo secretário-geral do ministério mauritano da Agricultura, Ahmed ould Bouj.

Esta força de intervenção é congrega a Argélia, o Burkina Faso, a Líbia, o Mali, Marrocos, Mauritânia, o Níger, o Senegal e o Tchad, países expostos a invasões de gafanhotos peregrinos.

Criada aquando da última reunião dos ministros da Agricultura dos países membros da Comissão de Luta contra o Gafanhoto Peregrino (CLCPRO) realizada em outubro de 2016 na Argélia, a nova força de intervenção integra cinco equipas terrestres comuns integradas por 10 exploradores de cada Estado membro que serão enviados durante um mês às zonas favoráveis à proliferação e ao crescimento do flagelo.

O lançamento desta força em Nouakchott justifica-se pela rica experiência da Mauritânia no domínio da luta contra gafanhotos peregrinos.

-0- PANA SAS/BEH/SOC/FK/DD 2out2018