Agência Panafricana de Notícias

Força Multinacional Conjunta destrói 12 campos de Boko Haram na bacia do Lago Tchad

Abuja, Nigéria (PANA) – A Força Multinacional Conjunta (FMC) anunciou que as suas componentes terrestre e aérea destruíram 12 campos identificados e bastiões da seita Boko Haram, na bacia do Lago Tchad.

A FMC é formada por tropas da Nigéria, do Níger, do Tchad, dos Camarões e do Benin para combater os terroristas Boko Haram na bacia do Lago Tchad, estando a sua sede localizada em Niamey, no Níger.

O seu porta-voz, coronel Mohammed Dole, indicou, num comunicado publicado sábado, que as suas tropas foram alvo de bombas artesanais que provocaram a morte de dois militares, incluindo um oficial.

Dole indicou que seis soldados ficaram feridos durante este incidente, enquanto as tropas do Setor 4, em Diffa (Níger), perseguiram e neutralizaram quatro presumíveis terroristas de Boko Haram suspeitos de ter atacado o campo de deslocados internos.

Segundo ele, dois outros foram detidos na aldeia de Tumouade, indicando que as dificuldades acesso e o caráter imprevisível das condições climáticas continuam a causar sérios problemas ao desenrolar das operações.

O bloqueio persistente das principais vias de abastecimento dos terroristas e a detenção dos seus fornecedores logísticos causaram-lhes sérias dificuldades económicas que levaram muitos a fugir para outras localidades, disse.

-0- PANA MON/MA/ASA/BEH/FK/IZ 11set2016