Força Conjunta G5 Sahel realiza acões sociais para alunos nigerinos e burkinabes
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Força Conjunta do G5 Sahel realizou, na zona das três fronteiriças, duas ações civis e militares (CIMIC) para alunos nigerinos e burkinabes, indicou segunda-feira a força num comunicado.
O chefe da célula de ações civis-militares da zona central da Força Conjunta G5 Sahel desdobrada na zona de operação, organizando e liderando em apoio aos batalhões burkinabe e nigerino, uma distribuição de kits escolares, lê-se no comunicado.
Estas doações preparadas em coordenação com autoridades locais, professores encarregado da educação, eram destinadas a alunos mais necessitosos, segundo a mesma fonte.
A 1 de outubro de 2020, seis escolas da localidades em Gorom, no Burkina Faso, receberam 150 kits escolares destinados a alunos para as turmas pré-escolares, e 100 kits para escolas primária e secundárias.
Dois dias depois, 12 escolas em Bankilaré, no Níger, também receberam 100 kits escolares destinados aos alunos da escola preparatória e 50 outros para alunos do ensino primário e médio.
Na véspera da abertura das aulas, o engajamento da Força Conjunta G5 Sahel e da Força Barkhane, na mesma região foi muito apreciado por toda a população beneficiária, indicou o comunicado.
A Força Conjunta do G5 Sahel é uma força regional que tem por missão lutar contra terroristas nas regiões fronteiriças comuns dos países do G5 Sahel, em estreita coordenação com as forças nacionais e a força Barkane (França).
Desta estrutura fazem parte o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad.
-0- PANA TNDD/IS/MAR/DD 12outubro2020