Foragidos entre Tunisinos vindos da Líbia detidos na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) - Indivíduos procurados pelas justiça e forças de segurança tunisinas, que estavam entre Tunisinos vindos da Líbia, foram detidos e estão sob investigação na Tunísia, afirmaram terça-feira fontes próxima da imprensa local.
Estes indivíduos foram detidos no decurso dum controlo pormenorizado, efetuado por unidades de segurança tunisina, no posto fronteiriço de Ras Jadir aos Tunisinos repatriados da Líbia, acrescentaram as mesmas fontes.
Consequentemente, autoridades tunisinas intensificaram as medidas de controlo na sequência de receios de que elementos presumidos terroristas possam infiltrar-se na Tunísia no rescaldo da soltura de prisioneiros nas cidades da Líbia Ocidental, segundo as mesmas fontes.
A segurança tunisina capturou, na segunda-feira à noite, um indivíduo filmado quando insultava o Presidente tunisino, Kais Saied, e chamar de "cães e lacaios da França" aos Tunisinos, no meio de centenas de Tunisinos bloqueados na Líbia quando tentavam forçar a passagem fronteiriça.
"As unidades do exército e de segurança estão a cumprir a missão que lhes foi atribuída", disse o governador da região de Medenine, que tutela Ras Jadir, martelando que "a segurança da Tunísia é uma linha vermelha."
Do seu lado, o presidente do Observatório tunisino dos direitos humanos, Moustapha Abdelkrim, afirmou que as agitações de segunda-feira em Ras Jadir "é o resultado inevitável da falta de uma estratégia clara no tratamento dos trabalhadores tunisinos bloqueados na Líbia."
-0- PANA YY/IN/DIM/DD 21abril2020