Agência Panafricana de Notícias

Firma francesa baixa índice de clima de negócios da Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – A Companhia Francesa de Seguros para o Comércio Exterior (COFACE) baixou o nível do clima de negócios na Tunísia de ''A4'' para ''B'', segundo um relatório divulgado pela companhia.

O clima institucional dos negócios no país sofre de várias disfunções organizacionais associadas à instabilidade nele prevalecente desde 2011, lê-se no documento.

A Companhia explica esta situação pela baixa dos índices do Governo tunisino durante o ano de 2013, decidida pelo Banco Mundial e pela péssima classificação da Tunísia feita pelo Fórum Económico Mundial para o ano de 2014.

Esta classificação se deve à importância cada vez mais crescente do comércio paralelo e ao nível elevado da corrupção, aos tráficos bem como à situação dos protestos e à instabilidade com que o país está confrontado.

A COFACE utiliza, na sua avaliação, sete critérios para determinar o ''risco'' correspondente ao clima de negócios que concernem, entre outros, ao nível da disponibilidade das informações sobre as empresas, ao seu sucesso e às garantias oferecidas aos doadores de fundo bem como ao clima institucional de negócios.

-0- PANA AD/IN/BEH/CJB/DD 04abril2014