Agência Panafricana de Notícias

Financiamento de Missão no Mali em discussão na Etiópia

Bamako, Mali (PANA) – Uma conferência dos doadores da Missão Internacional de Apoio ao Mali (MISMA) vai realizar-se a 29 de janeiro próximo em Addis Abeba, na Etiópia, para angariar os 240 milhões de dólares americanos (cerca de 120 biliões de francos CFA) necessários para financiar o orçamento de um ano, soube-se de fonte oficial em Bamako.

Segundo uma fonte oficial maliana, os contingentes estrangeiros enviados ao Mali devem garantir as suas despesas durante 90 dias e os gastos serão depois reembolsados.

A MISMA integrará três mil 300 soldados no terreno para apoiar as Forças Armadas Malianas e os seus parceiros franceses na operação de reconquista total do território nacional maliano cujo norte está ocupado há 10 meses por grupos islamitas armados.

Devido a contingências orçamentais, os efetivos foram limitados a 500 soldados por país.

Apenas o Togo, o Burkina Faso, a Nigéria e o Níger poderão intervir nesta operação com um efetivo global de dois mil homens.

O Togo possuirá um efetivo suplementar de 56 membros de corpo médico para a instalação dum hospital militar de campanha de nível 2 para a MISMA.

Um Centro de Coordenação das Operações foi criado e reunirá todos os oficiais planificadores dos países contribuintes de tropas.

A operação durará de 18 de janeiro a 28 de novembro próximo.

Além da MISMA, composta por soldados da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), dois mil soldados tchadianos participarão na libertação do norte do Mali, ao lado do Exército maliano e das forças francesas que combatem desde 11 de janeiro corrente no terreno.

Os militares malianos e franceses libertaram as cidades de Konna e de Diabali e iniciaram um avanço para o norte.

Pelo menos dois mil 500 militares participam na operação "Serval".

-0- PANA GT/JSG/FK/TON 21jan2013