Lusaka, Zâmbia (PANA) - O defunto primeiro Presidente da Zâmbia, Kenneth Kaunda, será enterrado no dia 7 de julho de 2021 em Lusaka, no cemitério presidencial, anunciou segunda-feira o Vice-Presidente zambiano, Inongwe Wina.
Wina disse que o programa de enterro de Kaunda será precedido por uma cerimónia fúnebre estadual a 2 de julho de 2021, no estádio Heroes, em Lusaka.
Anunciou que, antes das cerimónias fúnebres, o corpo de Kaunda será transportado para centros provinciais em todo o país, começando por Choma, província do Sul, quarta-feira, devendo terminar por Lusaka, a 5 de julho próximo.
"Por respeito e dignidade para o nosso pai fundador, vamos testemunhar-lhe amor e apoio à sua família e, de acordo com os nossos protocolos nacionais da covid-19, gostaria de esclarecer que não haverá exposição física do corpo. Todavia, o conjunto do cortejo, incluindo o serviço religioso, será transmitido ao vivo pela televisão nacional", acrescentou.
Informou igualmente que o Governo garantirá o respeito estrito pelos protocolos da covid-19, limitando a participação no funeral aos chefes de Estado, que deverão estar acompanhados por um agente oficial.
Kaunda faleceu, aos 97 anos de idade, a 17 de junho corrente, no Centro Médico Maina Soko, em Lusaka, onde estava internado, devido a uma doença.
Logo depois, o Governo zambiano declarou 21 dias de luto nacional.
-0- PANA MM/AR/BAI/IS/MAR/DD 21junho2021