Agência Panafricana de Notícias

Fim de greve de cinco meses no setor de platina na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – A greve de cinco meses no setor da platina acabou na África do Sul, aliviando assim empresários sul-africanos traumatizados e mortificados por este contratempo.

Segundo o responsável sindical, Joseph Mathunjwa, o acordo foi assinado, esta terça-feira, 24 de junho, e milhares de mineiros retomarão o trabalho.

Em virtude deste acordo, a maioria dos mineiros vão ganhar, doravante, mil 250 dólares por mês, muito mais do que o atual salário mínimo de 550 dólares.

O partido da oposição oficial, Aliança Democrática (DA, sigla em inglês), apelou a todas as partes para trabalharem juntas a fim de restabelecerem, no máximo, a produtividade no setor quanto antes.

A greve eclodiu em janeiro último quando mais de 70 mil operários pararam o trabalho para exigir melhores salários e vantagens.

A África do Sul, detentora de 80 porcento das reservas de platina conhecidas no mundo, perdeu, devido a esta greve, centenas de milhões de dólares encontrando-se, por isso mesmo, à beira de uma recessão económica.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/CJB/DD 24jun2014