Fim de campanha para presidenciais no Senegal
Dakar, Senegal (PANA) – A campanha eleitoral para as presidenciais de 24 de fevereiro correne no Senegal finda nesta sexta-feira, à meia-noite, ou seja 24 horas antes do escrutínio, como o estipula o código eleitoral.
Após terem percorrido o interior do país, os cinco candidatos regressaram a Dakar para realizarem, nesta sexta-feira, os seus últimos comícios.
Trata-se dos candidatos da coligação Benno Bokk Yaakar, do Presidente cessante, Macky Sall, do Partido da Unidade e da Convergência (PUR), de El Haji Issa Sall, da coligação "Idy 2019", do ex-primeiro-ministro Idrissa Seck, da coligação "Madické 2019", do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Madické Niang, e da coligação "Sonko Presidente", do inspector fiscal, Ousmane Sonko.
Segundo a Direção Geral das Eleições (DGE), os seis milhões 683 mil e 43 eleitores vão votar em 15 ml 397 assembleias de voto repartidas em seis mil 919 centros instalados tanto a nível local como no estrangeiro.
Relativamente à diáspora, o escrutínio presidencial será organizado em 49 países, onde vão votar 309 mil 592 eleitores em quaro mil 651 assembleias montadas em 370 locais de voto.
A campanha eleitoral foi manchada por alguns incidentes. Os mais graves aconteceram a 11 de fevereiro em Tambacounda, no leste do país, fazendo três mortos e vários feridos, na sequência de confrontos entre partidários do Presidente Macky Sall e elementos da segurança do candidato El Hadji Issa Sall.
-0- PANA AAS/JSG/CJB/DD 22fev2019