Tripoli, Líbia (PANA) - As Filipinas desejam beneficiar da experiência líbia na luta contra grupos terroristas durante a guerra contra Daech (Estado Islâmico) em Sirtes (norte líbio), para permitir às suas Forças Armadas reforçarem as suas capacidades na luta contra o terrorismo no país, soube a PANA de fonte oficial em Tripoli.
O desejo foi segunda-feira expresso pelo encarregado de negócios da Embaixada das Filipinas na Líbia, Mardamel Melikuru, durante uma reunião, em Tripoli, com o ministro da Defesa do Governo líbio de União Nacional, Salaheddine Al-Nemruch, segundo um comunicado do Ministério líbio da Defesa.
Melikuru reafirmou o interesse do seu país em abrir perspetivas de cooperação entre os dois países nas áreas dos exercícios marítimos conjuntos e da troca de informações, bem como da defesa cibernética, lçê-se na nota.
Do seu lado, Al-Nemruch elogiou o papel da Embaixada das Filipinas em Tripoli durante a guerra e o seu pessoal que não saiu do país durante este período difícil.
Manifestou a intenção do seu pelouro de abrir perspetivas de cooperação com a parte filipina em todas as áreas de interesse comum.
O Governo líbio de União Nacional lançou em 2016 uma operação militar chamada Al-Bouniane Al-Marsous, para desalojar o Daech do seu bastião de Sirtes (centro), tendo a mesma culminado na conquista desta terra em dezembro do mesmo ano.
-0- PANA BY/IS/DIM/DD 22setembro2020