Agência Panafricana de Notícias

Filhos de Mubarak têm fortuna de $ 340 milhões na Suíça

Cairo, Egito (PANA) - O advogado de Hosni Mubarak reconheceu que os filhos do ex-Presidente egípcio, Alaa e Gamal, tinham uma fortuna estimada em 340 milhões de dólares americanos na Suíça.

Farid Al-Deeb, numa entrevista publicada quinta-feira pela imprensa local, declarou que o montante da fortuna dos filhos de Mubarak, como anunciado a 17 de outubro pela Illicit Gains Authority (organismo encarregado do rasteio dos bens ilícitos no Egito) é correto.

Contudo, o advogado afirmou que os fundos foram adquiridos legalmente.

Ele disse igualmente que o antigo Presidente e a sua esposa não possuíam dinheiro
no exterior do Egito, sublinhando que os dados avançados pela IIIicit Gains Authority relativos ao dinheiro dissimulado no estrangeiro por Mubarak e pela sua mulher são falsos.

O advogado adiantou que o casal possui no total seis milhões de libras egípcias (um milhão de dólares americanos) nos bancos egípcios.

Mubarak e os seus filhos foram inculpados por corrupção e estão detidos, mas a esposa do ex-Presidente está em liberdade.

O Procurador da República egípcia gelou os bens da antiga família presidencial a 20 de fevereiro, ou seja nove dias após a partida forçada de Mubarak do poder na sequência de protestos de rua.

Mubakar é igualmente acusado de cumplicidade no assassinato de centenas de manifestantes durante a revolução.

No entanto, o Conselho Militar, que governa interinamente o país, desmentiu ter recebido ordens do antigo Presidente de disparar contra manifestantes pacíficos.

-0- PANA MI/SEG/NFB/JSG/MAR/TON 04nov2011