Agência Panafricana de Notícias

Filho de ex-Presidente senegalês candidato às eleições presidenciais

Dakar, Senegal (PANA) - Karim Wade, filho do antigo Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, foi designado pelo comité diretor do Partido Democrático Senegalês (PDS) como candidato da formação políticas às eleições presidenciais previstas para 2017, soube a PANA em Dakar.

O antigo ministro de estado durante o regime do seu pai foi designado por 257 votos dos 268 votantes no termo duma reunião do gabinete politico do PDS (oposição) que organizou eleições primárias para escolher o candidato do partido às próximas eleições presidenciais.

Oito candidato competiram, dos quais quatro dossiês foram considerados incompletos e rejeitados e os três outros retiraram-se em benefício de Karim Wade.

O congresso encarregue de organizar as eleições primárias foi composto por onze membros e tinha como Presidente Abdoulaye Wade, secretário-geral nacional do PDS e antigo chefe do estado senegalês.

O voto decorreu na sede do partido em Dakar segundo um sistema de grandes eleitores escolhidos entre os delegados nacionais do PDS.

Karim Wade foi eleito para liderar a formação da oposição nas próximas eleições presidenciais numa altura em que ele está atualmente detido e julgado por suposto enrequecimento ilícito estimado em 117 biliões de francos CFA (um dólar americano equivale a cerca de 500 francos CFA).

O Tribunal de Repressão do Enrequecimento Ilícito (CREI), onde iniciou o julgamento de Karim Wade a 31 de julho de 2014, vai pronunciar a sua decisão a 23 de março.

O procurador especial do CREI requereu contra o antigo ministro das Infraestruturas e Transportes Aéreos sete anos de prisão, a perda dos direitos cívicos e 250 milhões de francos CFA de multa.

-0- PANA KARL/IS/SOC/MAR/TON 22março2015