Agência Panafricana de Notícias

Filha de ex-agente de Serviços Secretos de Kadafi denuncia condições de extradição de pai

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - El Anoud Senoussi, filha de Abdallah Senoussi, ex-chefe dos Serviços Especiais líbios, extraditado de Nouakchott para Tripoli quarta-feira última, de manhã, reclama por "um julgamento justo e equitativo" para o pai.

"O meu pai foi contatado por volta das sete horas de manhã para uma audiência com o Presidente (da República) Mohamed Ould Abdel Aziz. É só mais tarde que soubemos, através da rádio oficial, que foi entregue às autoridades líbias. O que naturalmente provoca uma grande deceção, após todas as garantias que nós tinham sido exprimidas pelo Governo mauritano. Este episódio representa um ponto sombrio", contou a rapariga durante uma entrevista quinta-feira à Rádio Nouakchott (privada mauritana),

Para além da sua grande deceção, El Anoud reclama por "um julgamento justo e equitativo" para o seu pai que "é uma pessoa normal e comum, que não pode ter cometido todos os crimes de que é acusado".

Diante da justiça líbia, Abdallah Senoussi deverá responder por várias acusações ligadas a um massacre de detidos em 1996, pela repressão da revolta de Benghazi (epicentro da revolução de fevereiro de 2011) e por diversas ações ligadas ao terrorismo durante o regime do coronel Muamar Kadafi (derrubado a 23 de agosto de 2011 após 42 anos de poder sem partilha).

-0- PANA SAS/TBM/IBA/MAR/DD 07setembrot2012