Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O cardeal Philippe Ouédraogo, apelou, segunda-feira, aos fiéis católicos burkinabes para rezar contra o terrorismo que enluta o país há mais de quatro anos.
Numa mensagem aos fiéis, o arcebispo de Ouagadougou lembrou que, a 25 de dezembro de cada ano, a Igreja celebra "a festa de Natal, nascimento do salvador e fonte de salvação para toda a humanidade”.
Indicou que 2019 foi marcado para o Burkina Faso pelo "desafio trágico da insegurança e ataques terroristas que traumatizaram as nossas populações, enlutaram as nossas famílias, deslocaram a coesão social e perturbaram o desenvolvimento socioeconómico".
"Vários migrantes e refugiados, homens e mulheres estão em busca de paz e estão sem abrigo. O futuro de milhares de crianças está comprometido”, lamentou.
Acrescentou que, com o Papa Francisco, na sua mensagem de 1 de janeiro de 2020, "reafirmamos e acreditamos que a paz é possível”.
Desejou que os que pegam em as armas e explosivos os deponham e deixem de matar os seus irmãos e irmãs inocentes, e que o Estado e as forças de defesa e segurança continuem os seus esforços "para proteger a nossa casa comum e as nossas populações desamparadas”.
O Burkina Faso vive desde 2015 um ciclo de ataques terroristas que já fizeram mais de 700 mortos e milhares de deslocados.
-0- PANA TNDD/IS/MAR/IZ 23dez2019