Agência Panafricana de Notícias

FIFA financia terceiro Centro de Estágio em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – A Comissão de Desenvolvimento da Federação Internacional de Futebol (FIFA) vai atribuir à Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) um financiamento de 500 mil dólares americanos para a construção de um Centro de Estágio na ilha do Sal, soube a PANA quinta-feira na cidade da Praia de fonte desportiva.

Esta é a terceira infraestrutura do género que o organismo máximo do futebol mundial financia em Cabo Verde depois dos centros na cidade da Praia, na ilha de Santiago e na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente.

O presidente da FCF, Mário Semedo, que participou na semana passada em Zurique (Suíça) numa reunião da Comissão de Desenvolvimento da FIFA, anunciou que, além deste financiamento, o órgão reitor do futebol mundial também garantiu financiar o relvado sintético do estádio Adérito Sena, na ilha de São Vicente.

A FIFA já tinha participado no financiamento do Centro de Estágio e sede da FCF, na cidade da Praia, no âmbito do Projeto Goal 2. Esta infraestrutura foi inaugurada, em maio de 2010, pelo presidente do organismo máximo do futebol mundial, Joseph Blatter, aquando da sua visita a Cabo Verde.

De acordo com o presidente da FCF, o Centro de Estágio do Mindelo, igualmente financiado pela FIFA, já está concluído, estando-se apenas à espera da luz verde da FIFA para a sua inauguração.

Desde de 2001 que a FCF beneficia da ajuda da FIFA, ao abrigo do projeto Goal, para a construção de infraestruturas desportivas no arquipélago e o apoio necessário para formação na área do Direito Desportivo.

O organismo máximo do futebol mundial apoiou também o arrelvamento, com relva sintética, de alguns dos estádios municipais do arquipélago.

Mais recentemente, a FIFA contemplou associações cabo-verdianas, no âmbito do
programa Football for Hope, que todos os anos apoia instituições pelo mundo com financiamento, equipamentos, projetos de treinamento, capacitação e intercâmbio.

Um dos contemplados este ano é a Associação Juvenil Black Panthers, que vai receber 80 mil dólares americanos para as suas atividades.

O projeto mais visível no âmbito deste programa foi apoio dado à associação Delta Cultura, do Tarrafal de Santiago para construção de um Football for Hope Centre (Centro de Futebol para Wsperança), inaugurado no ano passado.

-0- PANA CS/TON 27março2014