Agência Panafricana de Notícias

FIDA concede $ 17,9 milhões à Mauritânia

Dakar, Senegal (PANA) – O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) emprestou, quinta-feira, oito milhões 950 mil dólares e doou igualmente a mesma soma à Mauritânia, anuncia um comunicado divulgado em Dakar.

Segundo a nota, este financiamento ajudará o país a melhorar as condições de vida das famílias rurais pobres e a aumentar as suas receitas.

Os acordos de empréstimo e de doação para o Projeto de Luta contra a Pobreza nas localidades Aftout Sul e de Karakoro II (PASK II) foram assinados em Roma, na Itália, pelo ministro mauritano dos Assuntos Económicos e Desenvolvimento, Sidi Ould Bebaha Ould Tah, e pelo presidente do FIDA, Kanayo F. Nwanze.

« A agricultura, a pecuária e a pesca são as principais fontes de receitas da população mauritana. O setor agrícola, fragilizado devido à seca e à desertificação, faz viver mais de 56 porcento da população, sublinha o comunicado do FIDA, um organismo de desenvolvimento rural das Nações Unidas.

Segundo a nota, este financiamento reforçará a potencialidade do setor permitindo às famílias rurais vulneráveis aumentar consideravelmente a sua produção, da qual uma parte será utilizada para melhorar a sua segurança alimentar, criar empregos para os jovens no setor agrícola.

« O projeto permitirá igualmente insistir no reforço das capacidades a fim de ajudar as mulheres a ter acesso às novas oportunidades económicas e assumir responsabilidades no seio das organizações rurais », acrescenta o comunicado.

O PASKII vai apoiar-se nas realizações da primeira fase que se iniciou em 2002 na zona conhecida na Mauritânia como o «triângulo da pobreza » e terminou em dezembro de 2010.

De acordo com o comunicado, esta fase permitiu diminuir a percentagem das famílias que sofreriam da penúria alimentar periódica e melhorar as condições de vida das famílias e das infraestruturas básicas, bem como o estado nutricional das crianças nas zonas do projeto.

Mais de 21 mil famílias rurais vulneráveis, das quais mulheres e jovens, vão beneficiar do PASK II, sendo este novo projeto a 13ª operação financiada polo FIDA na Mauritânia, num investimento total de 115 milhões 100 mil dólares americanos que beneficiaram mais de 181 mil 950 famílias.

-0- PANA SIL/JSG/FK/IZ 4nov2011