Brazzaville, Congo (PANA) - A Federação Russa está determinada a relançar a cooperação desportiva com o Congo, anunciou o embaixador russo, Gueorgui Tchepik.
O diplomata fez o anúncio quarta-feira em Brazzaville, no termo dum encontro com o ministro congolês dos Desportos e Educação Física, Hugues Ngouelondelé.
"Nós falamos da possibilidade de relançarmos a cooperação em matéria de desportos entre a Federação Russa e o Congo. Nós estamos excelentes em vários domínios de cooperação. Mas o desporto não figurava entre estes setores. Por isso, a minha ambição é relançar esta cooperação. Veremos como procedermos a isso”, declarou o diplomata russo.
Por outro lado, as duas personalidades também trocaram impressões sobre a situação atual do movimento olímpico internacional e o renovamento das instâncias dirigentes da Associação Internacional de Boxe Amadora (AIBA).
A AIBA, que gere o boxe inglês amador ao nível internacional, organiza bienalmente o Mundial desta disciplina.
O Congo figura entre as nações africanas filiadas nesta estrutura, e o seu voto conta na eleição do novo presidente.
Desde junho de 2019, o Comité Internacional Olímpico (CIO) aprovou a suspensão da AIBA.
Esta última ficou privada da organização dum torneio de boxe olímpico de Tóquio, por graves problemas de governação.
O CIO recomendou a suspensão da AIBA, mantendo no entanto o boxe no programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, visto que as provas qualificativas desta disciplina serão diretamente ministradas pelo CIO.
-0- PANA MB/IS/FK/DD 2dez2020