Agência Panafricana de Notícias

Federação nigeriana de atletismo satisfeita com regresso da medalha de ouro

Lagos, Nigéria (PANA) – A Federação Nigeriana de Atletismo (AFN) qualificou a atribuição sábado à Nigéria da medalha de ouro da prova de substituição masculina 4X4000 metros dos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000 de “justiça finalmente feita”, apesar de muito tardiamente.

O presidente da AFN, Solomon Ogba, declarou ao diário privado « Thisday » segunda-feira que a sua federação se congratula com o facto de esta medalha voltar finalmente à Nigéria, em particular numa altura em que o país se prepara para os Jogos Olímpicos de Londres de 2012.

« Estamos muito satisfeitos com este desenvolvimento já que vai propulsar os nossos atletas para mais altas posições em Londres. Estamos igualmente satisfeitos com o facto de que a justiça tenha sido finalmente feita depois de esperar indefinidamente que o ouro fosse atribuído à Nigéria”, declarou.

Ogba deplorou, no entanto, que um dos principais membros desta equipa de atletismo, que teve de partilhar esta glória com os seus companheiros, tivesse desaparecido prematuramente, em alusão a Sunday Bada, um dos quatro atletas que venceram a medalha de prata para a Nigéria em Sydney.

Sunday Bada faleceu em dezembro último.

O Gabinete Executivo do Comité Olímpico Internacional (COI) atribuiu a medalha de ouro à Nigéria depois de desqualificar os Estados Unidos por um dos seus atletas, Antonio Pettigrew, reconhecer que utilizou produtos estimulantes proibidos na época destes jogos.

O próprio Pettigrew também faleceu, em 2008.

-0- PANA SEG/FJG/TBM/FK/IZ 24julho2012