Gaborone, Botswana (PANA) - O Comité Executivo Nacional (NEC, sigla em inglês) da Associação de Futebol do Botswana (BFA, sigla em inglês) tem conhecimento da má utilização dos fundos desta última, que levou à suspensão do seu diretor-geral, soube a PANA de fonte oficial..
Houve igualmente violação das regras da Federação Internacional de Futebol (FIFA sob a administração de Goabaone Taylor, Presidente do Conselho de Administração, suspenso com efeito imediato, a 29 de dezembro de 2021, e, substituido, enquanto se espera pelo resultado dum inquérito administrativo interno, por Tshepo Mphukuthi.
"O NEC foi informado sobre a má utilização dos fundos na BFA, bem como sobre a violação das regras da FIFA. O presidente da BFA, Maclean Letshwiti, foi encarregado de fazer com que inquérito ora aberto seja bem aprofundado", indica um comunicado oficial.
O NEC soube igualmente que a FIFA tinha sido informada sobre o assunto e que é esperada no país, antes do final de janeiro corrente, para fazer a sua própria avaliação da situação.
Por outro lado, a FIFA aprovou um financiamento na ordem de 479.000 dólares americanos para a implementação do projeto de transição da Liga Botswanesa de Futebol (BFL, sigla em inglês), segundo o mesmo documento.
-0- PANA DRW/MA/BAI/IS/DIM/DD 08jan2022