Federação Tswanesa de Futebol assiste ex-futebolista desfavorecido
Gaborone, Botswana (PANA) - A Federação Tswanesa de Futebol (BFA) deu, segunda-feira última, alimentos a um dos principais jogadores do país, Mosimanegape Ramohibidu, ator da conquista histórica do Campeonato Africano de Futebol (CAN) 2012, soube a PANA de fonte desportiva no local.
Além dos alimentos, Ramohibidu recebeu igualmente sete mil BWP (cerca de 600 dólares americanos) como contribuição da BFA para a sua manutenção durante este período de confinamento devido ao coronavírus.
O gesto inscreve na comemoração, no mesmo dia, do oitavo aniversário da conquista do CAN 2012 pelo Botswana, de acordo com a fonte.
Este jovem de 35 anos de idade foi vítima, há quatro anos, de um acidente de viação que o confinou numa uma cadeira de rodas.
O presidente da BFA, Mclean Letshwiti, chefiou uma delegação de que fez parte a União dos Jogadores de Futebol do Botswana (FUB, sigça em inglês), para fornecer assisitir Ramohibidu e outros jogadores nacionais se encontram nestas condições, durante o período da pandemia da covid-9.
Ramohibidu é um dos poucos jogadores de renome a ter jogado em todas as seleções nacionais júniores do país.
Notabilizou-se no seio do extinto clube d BMC Football Club, e estava a ser pago pelo FC Satmos antes de o acidente ter encurtado a sua carreira.
Disputou os três jogos da fase de grupos do CAN 2012, após derrotas contra Gana (0-1), a Guiné Conakry (1-6) e Mali (1-2).
Entretanto, o FUB e o BFA anunciaram a criação de um fundo de socorro para apoiar jogadores necessitados em situações críticas.
"Decidimos trabalhar com a FUB para criarmos um fundo de socorro para o futuro. Há sempre lições a tirar de situações difíceis", disse Letshwiti.
-0- PANA VAO/ASA/DIM/DD 9junho2020