Agência Panafricana de Notícias

Federação Nigeriana de Futebol lúcida após eliminação da equipa dos Jogos Pan-africanos

Lagos, Nigéria (PANA) – A Federação Nigeriana de Futebol (NFF) recusou-se a responsabilizar os adeptos ganenses pela derrota (0-2) da equipa nacional domingo último em Kumasi, no Gana, no jogo da segunda mão das eliminatórias dos Jogos Pan-africanos de Maputo (Moçambique).

Segundo algumas insinuações na Nigéria, esta derrota, que a privou duma qualificação, é o resultado do comportamento agressivo dos adeptos ganenses contra a equipa nigeriana durante a sua última sessão de treino no estádio Baba Yara em Kumasi.

Os adeptos atiraram sábado último aos jogadores nigerianos garrafas de águas de plástico e outros projéteis numa altura em que eles entravam no seu autocarro após o treino.

« Apesar desta hostilidade, tínhamos as nossas oportunidades mas as perdemos. A derrota não se deveu à hostilidade », disse um responsável da NFF, Chris Green.

Segundo ele, o fiasco consiste na incapacidade da Federação de manter uma equipa coerente de Sub-23 e na recusa dos clubes ocidentais de libertar jogadores expatriados.

No termo do jogo de Kumasi, as duas equipas estavam empatadas (3-3) no cômputo das duas mãos, mas o Gana se qualificou graças à regra de golo inscrito no exterior por ter marcado no jogo da primeira mão ganho pela Nigéria (3-1).

-0- PANA SEG/NFB/JSG/IBA/FK/DD 12julho2011