Agência Panafricana de Notícias

Federação Ivoiriense promete qualificar selecção para CAN e Mundial

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- A Federação Ivoiriense de Futebol (FIF) prometeu a qualificação dos "Elefantes" (designação da equipa nacional de futebol da Côte d'Ivoire) às fases finais do Campeonato de África das Nações (CAN) e do Mundial de 2010, em homenagem às 19 pessoas mortas a 29 de Março último no estádio Félix Houphouet-Boigny de Abidjan.
Num comunicado divulgado sexta-feira no termo duma reunião do seu comité executivo, a FIF manifesta a determinação e o engajamento dos jogadores com vista a oferecer "como homenagem suprema da nação às vítimas a qualificação esperada para as fases finais do CAN e do Mundial" previstas para 2010, respectivamente em Angola e na África do Sul.
O drama ocorreu a 29 de Março passado após uma confusão antes do início do jogo entre a Côte d'Ivoire e o Malawi, pontuável para a primeira jornada das eliminatórias do CAN/Mundial, causando a morte de 19 pessoas e ferimentos a 132 outras.
O Governo abriu um inquérito, cujos inquéritos preliminares culminaram na detenção preventiva de vários indivíduos, dos quais responsáveis da FIF.
Apesar deste acidente, os Elefantes começaram bem as eliminatórias derrotando o Malawi por 5-0 e ocupam assim o primeiro lugar do seu grupo, seguidos do Burkina Faso, da Guiné-Conakry e do Malawi.