Federação Congolesa de Futebol assiste 470 jogadores devido ao coronavírus
Brazzaville, Congo (PANA) - A Federação Congolesa de Futebol (FECOFOOT, sigla em francês) entregou cheques aos clubes das Ligas 1 e 2 e aos jogadores das selecções nacionais que jogam no país para os apoiar após a suspensão das competições devido à pandemia do coronavírus, anunciou na segunda-feira a rádio pública congolesa.
Os cheques em apreço dizem respeito a um total de 470 futebolistas, e os clubes da Liga 1 receberam cada um milhão de franco CFA (um euro equivale a 655,957 francos CFA).
Os clubes da Liga 2 de futebol feminino, que jogam futebol amador, receberam, por sua vez, cada um cheque de quinhentos mil francos CFA.
A FECOFOOT também apoiou os Diables Rouges (seleção nacional de futebol), que foram selecionados para participar no Campeonato Africano das Nações (CHAN) nos Camarões, adiado por causa do coronavírus.
Cada um dos jogadores selecionados recebeu, através da sua conta móvel, uma soma de 100 mil francos CFA, sendo o mesmo montante fixado para jogadores internacionais.
O mesmo gesto foi feito para cada uma das jogadoras seniores dos Diables Rouges e para as dos Sub-20.
Para além dos jogadores, a FECOFOOT passou um cheque de um milhão de franco CFA a cada uma das ligas regionais e dois milhões e quinhentos mil à Liga Nacional de Futebol.
A FECOFOOT também deu o seu apoio a toda a família do futebol, especialmente aos antigos Diables Rouges de Yaoundé 72, aos antigos presidentes da Federação, aos antigos membros do comité executivo, aos árbitros (100 mil francos CFA para os internacionais e 50 mil para os federais), aos comissários de jogos, aos membros de comissões especializadas e à imprensa desportiva.
-0- PANA MB/JSG/DIM/DD 18maio2020