Bujumbura, Burundi (PANA) - Dois árbitros da Federação de Futebol do Burundi, Eric Manirakiza e Jean-Claude Manirakiza, têm até 11 de março corrente para pagarem uma multa de 1.000.000 francos burundeses (500 dólares americanos) por “corrupção passiva”.
A infração em apreço foi denunciada durante um jogo da Liga A entre as equipas do Les Crocos FC e Rukinzo FC (0-1), disputado no início de fevereiro último, segundo a Comissão de Disciplina e Ética da FFB.
Segundo investigações online no website oficial da FFB, a dupla arbitral em causa aceitou receber um suborno de 500.000 francos burundeses (250 dólares americanos) para fazer triunfar a seleção Les Crocos FC (15º) sobre a sua similar do Rukinzo C (12.º na classificação).
O jogo em questão disputava-se no quadro da 21.ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol, na qual participaram 16 equipas.
Um ex-presidente do Les Crocos FC, Innocent Nimenya, sofreu a mesma sanção de 500 dólares de multa por ter servido de intermédio nesta negociata.
Em caso de desacato, os acusados correm o risco de ficaram proibidos por 10 anos de qualquer atividade relativa ao futebol, a partir de 8 de abril próximo, advertiu a FFB, frisando que a sentença abrange também os acusados que não tenham interposto recursos antes de 11 de março corrente.
-0- PANA FB/IS/SOC/FK/DD 10março2022