Agência Panafricana de Notícias

Febre hemorrágica de Marburgo faz nove mortos no Uganda

Kampala, Uganda (PANA)- Nove mortos foram registados no Uganda num total de 18 casos duma epidemia de febre hemorrágica de Marburgo no país, segundo as últimas estimativas divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As vítimas, incluindo um trabalhador da saúde, foram registadas em cinco distritos, os de Kabale, no sudoeste do Uganda, de Kampala (a capital), de Ibanda, de Mbarara e Kabarole.

Segundo a OMS, a taxa de mortalidade desta doença é de 50 porcento.

A epidemia foi declarara pelo Ministério da Saúde no Uganda a 19 de outubro de 2012.

A OMS e os parceiros internacionais como o Centro Americano de Controlo e Prevenção das Doenças (CDC), a Sociedade da Cruz Vermelha Ugandesa (URCS), a Rede Africana de Epidemiologica de Terreno (AFENET) e os Médicos Sem Fronteiras (MSF) ajudam as autoridades nacionais a controlar a epidemia.

Por outro lado, os países vizinhos foram contactados para reforçar a sua supervisão transfronteiriça e a capacidade de reação à propagação da epidemia através das fronteiras.

A OMS considerou, contudo, que não era necessário colocar restrições às deslocações e às trocas com o Uganda devido a esta epidemia.

No mês passado, a quarta epidemia de febre Ebola no Uganda foi declarada oficialmente terminada, um pouco mais de dois meses depois do seu início e que causou a morte de 17 pessoas.

A febre hemorrágica de Marburgo é uma forma rara de febre hemorrágica severa que afeta os humanos e os primatas. Ela é causada por um vírus geneticamente único veiculado pelo animal da família de filoviridae.

Os cinco sub-tipos do vírus Ebola são os outros únicos membros conhecidos da família de filoviridae.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/IBA/MAR/TON 02nov2012