Bamako, Mali (PANA) - Sete pessoas dos 14 casos confirmados de febre hemorrágica viral de Crimeia-Congo morreram em Kera, localidade situada na área de saúde de Korientzé, distrito sanitário de Mopti, no centro do Mali, soube a PANA de fonte médica em Bamako.
Segundo a mesma fonte que não deu detalhes sobre a idade, o sexo e o estatuto social das vítimas e as circunstâncias em que contraíram a patologia, todas as disposições foram tomadas pelas autoridades e pelos serviços sanitários da província de Mopti, para evitarem a propagação da epidemia.
A febre hemorrágica de Crimeia-Congo (CCHF) é uma doença zoonótica transmitida pelos carraças, portadoras do vírus CCHF, e caraterizada incialmente por uma febre, dores de cabeça e um mal-estar, acompanhados por sintomas gastrointestinais e, nos casos severos, por uma hemorragia, um choque e uma falha multivisceral.
A patologia é endémica de África, dos Balcãs, do Médio Oriente e da Ásia Ocidental, e os casos são geralmente esporádicos, apesar de curtas epidemias nosocomiais acontecerem às vezes quando as práticas apropriadas para o controlo da infeção não são respeitadas.
Estima-se anualmente em quase 500 casos da doença no mundo, apesar da ausência de controlo sistemático, segundo fontes médicas.
-0- PANA GT/BEH/FK/DD 5fev2020