Agência Panafricana de Notícias

Febre de ébola faz 59 mortos na Guiné

Lagos, Nigéria (PANA) – A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, terça-feira, que a febre hemorrágica de ébola fez 59 mortos na Guiné.

''Até 25 de março de 2014, 86 casos, dos quais 59 mortes, foram registados. Estes casos foram registados nos distritos de Guekedou, Macenta, N'Zérékoré e Kissidougou'', diz a OMS num comunicado enviado à PANA.

Segundo a OMS, seis das sete amostras sanguíneas testadas no Instituto Pasteur de Lyon, em França, foram positivas ao vírus da ébola, confirmando assim a primeira epidemia desta doença na Guiné.

''O Ministério da Saúde (da Guiné), a OMS e outros parceiros tomaram medidas para controlar a epidemia e evitar a sua propagação. O Ministério guineense da Saúde ativou os comités nacionais e de distrito encarregues da gestão das urgências para coordenar a resposta", indica o comunicado.

"Equipas multidisciplinares foram desdobradas no terreno para procurar ativamente e gerir os casos, acompanhar os contactos e sensibilizar as comunidades sobre a luta contra as epidemias'', acrescenta o comunicado.

A OMS define a febre hemorrágica de ébola como uma doença viral aguda severa geralmente caraterizada pelo surgimento repentino de febre, fraqueza intensa, dores musculares, dores de cabeça e dores da garganta.

Ela é seguida de vómitos, diarreias, erupções cutâneas, alteração da função renal e hepática e, em alguns casos, sangramentos internos e externos.

-0- PANA SE/AKA/AAS/CJB/TON 25mar2014