Fayez al-Sarraj saúda unificação da taxa de câmbio do dinar líbio
Tripoli, Líbia (PANA) - O Presidente do Conselho Presidencial do Governo líbio de União Nacional, Fayez al-Sarraj, saudou o Conselho de Administração do Banco Central da Líbia (BCL), por ter respondido a um pedido urgente de unificação da taxa de câmbio do dinar (moeda nacional).
O Conselho de Administração do BCL aprovou, quarta-feira, por unanimidade, a unificação da taxa de câmbio do dinar líbio para 0,1555 em troca de direitos de saque especiais, equivalentes a 1 dólar para 4,48 dinares, que vigorará a partir de 3 de janeiro de 2021.
al-Sarraj expressou esta satisfação durante uma reunião, quinta-feira em Tripoli, com o ministro das Finanças, Faraj Boumtari, os vice-ministros do Planeamento, Mohamed al-Zidani, e da Economia, Rajab Khalil, de acordo com um comunicado do Gabinete de apoio ao presidente do Conselho Presidencial.
al-Sarraj disse que a decisão representa "o pilar das reformas económicas anteriormente anunciado e adotado em setembro de 2018."
O Governo começou a seguir este caminho em outubro do mesmo ano, a fim de corrigir e remediar distorções na situação monetária e económica, e tomar medidas necessárias para abordar implicações da sua implementação, acrescentou.
A seu ver, chegou o momento de estabelecer um roteiro para retomar a implementação do programa de reforma económica nas bases sólidas, sendo a unificação cambial uma das componentes mais importantes do seu sucesso.
A reunião versou igualmente sobre os marcos e passos de um roteiro para se alcançar a estabilidade financeira e a almejada recuperação económica, assegurando simultaneamente as necessidades básicas dos cidadãos, incluindo a segurança alimentar e farmacêutica, segundo o mesmo comunicado.
-0- PANA BY/IS/SOC/DIM/DD 18dezembro2020