Faure Gnassingbé investido candidatp às presidenciais no Togo
Lomé, Togo (PANA) – O Presidente togolês, Faure Essozimna Gnassingbé, foi empossado terça-feira como candidato da União para a República (UNIR), partido no poder, soube a PANA de fontes oficiais em Lomé.
Designado candidato do seu partido para as presidenciais de 22 de fevereiro, Faure disse "sim" durante uma reunião da União para a República (UNIR), sem passar por um congresso nem por outro procedimento.
"As instâncias do partido UNIR informaram à sua excelência Faure Essozimna Gnassingbé sobre a vontade unânime das militantes e dos militantes do partido de o ver defender as cores do nosso grande partido nas presidenciais de 22 de fevereiro de 2020”, indica um comunicado do partido divulgado terça-feira em Lomé.
Segundo os membros do partido, no termo da reunião, “os militantes do nosso grande partido, optaram por unanimidae pela preservação e consolidação das conquistas e instaram o Bureau Executivo de tomar todas as disposições para proceder sem delongas ao depósito da candidatura do Presidente Faure Essozimna Gnassingbé”, reveoa a UNIR no comunicado.
Faure Gnassingbé, que sucede ao seu pai falecido em 2005, depois de eleições controversas, está a cumprir um quarto mandato contra a opinião de várias formações políticas e da sociedade civil.
Porém, a Constituição togolesa limita a dois o número de mandatos presidenciais, mas, esta lei foi votada no final do mandato do atual chefe de Estado.
Relativamente a esta matéria, o seu partido responde aos opositores que lei não é retroativa.
As candidaturas anunciadas para as presidenciais de 22 de fevereiro próximo são cerca de 20, enquanto se espera pelo depósito oficial das mesmas, marcado para 8 de fevereiro próximo.
O principal opositor a Faure Gnassingbe é Jean-Pierre Fabre, líder da Aliança Nacional para a Mudança (ANC).
-0- PANA FAA/BEH/MAR/DD 15jan2020