Faure Gnassingbé declarado vencedor de presidenciais no Togo
Lomé, Togo (PANA) – O Tribunal Constitucional declarou definitivamente vencedor do escrutínio presidencial de 22 de fevereiro último Faure Essozimna Gnassingbé com 70,78 por cento, constatou a PANA em Lomé.
Presidente cessante, Faure Gnassingbé foi eleito para um quarto mandato à frente do país.
Durante a sua audiência pública de terça-feira à tarde, o Tribunal rejeitou os recursos do candidato do Movimento Patriótico para a Democracia e Desenvolvimento (MPDD), Gabriel Messan Agbeyomé e procedeu às contagens de sufrágios em várias regiões.
Assim sendo, o resultado de 70,78 por cento que dá ao vencedor Faure Gnassingbé corrige o dado pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) que lhe concedia 72,36 por cento durante a proclamação dos resultados provisórios a 23 de fevereiro último.
Outros resultados dão ao Gabriel Messan Agbeyomé Kodjo o segundo lugar com 19,45 por cento contra 18,37 por cento atribuídos anteriormente pela CENI.
Jean-Pierre Fabre, líder da Aliança Nacional para a Mudança, terminou em terceiro lugar com 4,68 por cento contre 4,35 por cento proclamados antes pela CENI.
Estes resultados são defintivos e encerram o capítulo das presidenciais de 22 de fevereiro último, restando apenas a data da investidura do Presidente reeleito para um novo mandato de cinco anos à frente do Togo.
Na cidade, prevalece uma calma total, com as ruas quase desertas, e muitos comerciantes abriram timidamente ns suas lojas, receando manifestações de contestação dos resultados eleitorais.
-0- PANA FAA/IS/MAR/DD 03março2020