Faure Gnassingbé candidato de seu partido às presidenciais no Togo
Lomé, Togo (PANA) – O Presidente cessante do Togo, Faure Essozimna Gnassingbé, foi empossado como candidato da União para a República (UNIR), partido no poder, soube a PANA de fontes oficiais em Lomé.
Designado candidato do seu partido para as presidenciais de 22 de fevereiro, Faure respondeu "sim" durante uma reunião da UNIR, sem passar por um congresso nem por um outro processo.
"As instâncias do partido UNIR informaram à sua excelência Faure Essozimna Gnassingbé sobre a sua vontade unânime das militantes e dos militantes, de o verem defender as cores do nosso grande partido nas presidenciais de 22 de fevereiro de 2020”, indica um comunicado do partido divulgado terça-feira em Lomé.
Segundo os membros do partido, no termo da reunião, “os militantes do nosso grande partido, optaram por unanimidade pela preservação e consolidação das conquistas e pediram com insistência ao gabinete executivo de tomar todas as disposições para proceder sem prazo ao depósito da candidatura do Presidente Faure Essozimna Gnassingbé”, lê-se no comunicado.
Faure Gnassingbé, que sucedeu ao seu pai, Gnassingbe Eyadema, falecido em 2005, depois de eleições controversas, está a disputar um quarto mandato contra a opinião de várias formações políticas e da sociedade civil do Togo.
A Constituição togolesa limita a dois o número de mandatos presidenciais, mas, esta lei foi votada no final do mandato do atual chefe do Estado.
Aos que se opõem a esta candidatura de Faure, o seu partido responde que "a lei não é retroativa.
Já foram registadas 20 candidaturas anunciadas àas presidenciais de 22 de fevereiro próximo, que devem ser depositadas a 8 de janeiro corrente.
O seu principal opositor continua a ser Jean-Pierre Fabre, líder da Aliança Nacional para a Mudança (ANC).
-0- PANA FAA/BEH/MAR/DD 08jan2020