Agência Panafricana de Notícias

Fatou Bentsouda saúda regresso da Gâmbia ao TPI

Banjul, Gâmbia (PANA) - A procuradora-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI), Fatou Bentsuda, saudou sexta-feira em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o novo Governo gambiano por ter reatado com a sua instituição.

A jurista gambiana fez estes pronunciamentos no final de uma reunião à margem da 72 Assembleia Geral das Nações Unidos iniciada quinta-feira última em Nova Iorque, com o Presidente gambiano, Adama Barrow, anunciou quinta-feira a Presidência Gambiana.

Falando no final do encontro, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, Bentsouda disse ter informado o seu interlocutor sobre os trabalhos do TPI e pediu o apoio dos países africanos.

A procuradora-geral do TPI saudou a decisão do novo Governo gambiano relativa ao processo da retirada da Gâmbia desta jurisdição internacional decidida em outubro de 2016 pelo então chefe de Estado, Yahya Jammeh, que a acusava de perseguir só Africanos.

Porém, o processo de retirada desta jurisdição leva um ano para se efetivar mas, muito antes, o autor desta decisão, Yahya Jammeh, deixou o poder em dezembro de 2016.

Quando assumiu as suas funções, Adama Barrow declarou que o seu país não vai deixar o TPI nem a Commonwealth, contrariando o seu antecessor.

-0- PANA MLJ/MA/NFB/JSG/IBA/MAR/DD 23set2017