Agência Panafricana de Notícias

Familiares de vítimas neerlandesas de acidente aéreo chegam à Líbia

Tripoli- Líbia (PANA) -- O secretário-geral do Ministério neerlandês dos Negócios Estrangeiros, Ed Kronenberg, chegou quinta-feira à capital líbia, Tripoli, com vários membros das famílias das vítimas do acidente dum avião da companhia aérea nacional líbia, Afriqiyah, ocorrido quarta-feira no aeroporto de Tripoli.
Entre os membros da delegação figuram médicos legistas, peritos de segurança aérea e jornalistas dos diferentes medias do país.
O secretário líbio das Comunicações e Transportes, Mohamed Zidane, e o do Comité de Direção da companhia Afriqiyah, Sabri Chadi, visitaram quarta-feira à noite a criança neerlandesa de cerca de 10 anos de idade que responde pelo nome de Robben Vanechot, o único sobrevivente do acidente, e actualmente em convalescença no hospital Al-Khadhra de Tripoli.
Numa declaração feita à imprensa, Zidane indicou que a visita ocorreu logo depois de a criança retomar a consciência na sequência duma operação cirúrgica efectuada aos seus membros inferiores.
A chefe do serviço pediátrico do hospital Al-Khdhara, Hamida Sahli, declarou que a criança sofreu duma hemorragia causada pelas fraturas que contraiu.
Ela precisou que a criança teve quatro fraturas nos pés e sofreu uma perda substancial de sangue, tendo porém sido "muito bem socorrida" no hospital "Ali Omar Askar" na zona de Sbiaa imediatamente depois do acidente.
Após os primeiros socorros de emergênica, a criança foi transportada para o hospital Al-Khadhra onde ele ficou submetida a uma operação cirúrgica praticada por uma equipa médica dirigida pelo professor Sadegh Ben Della.
Sahli acrescentou que a situação do rapaz "é muito tranquilizante e todas as funções vitais estão boas", precisando que a sua respiração "não é artificial" e que ele não sofre de nenhuma fratura no crânio nem no pescoço muito menos duma hemorragia interna.
Um avião Airbus A330-200 da companhia Afriqiyah Airways proveniente de Joanesburgo, na África d Sul, despenhou-se quarta-feira em Tripoli com 104 pessoas a bordo incluindo 13 membros da tripulação.
O acidente ocorreu por volta das 6h00 locais (4h00 GMT) no aeroporto de Tripoli.
Segundo as autoridades líbias, entre as vítimas mortais figuram 61 Neerlandeses, 13 Líbios, um Francês, um Britânico, um Filipino, um Alemão, um Sul-Africano e um Zimbabweano.