Agência Panafricana de Notícias

Família do Presidente nigeriano promete processar imprensa

Lagos- Nigéria (PAN) -- A família do chefe de Estado nigeriano, Umaru Musa Yar'Adua, declarou, segunda-feira, que ela não hesitaria em intentar uma acção judicial contra qualquer órgão de imprensa que continuasse a falar de maneira malevolente da saúde do Presidente, noticiou terça-feira o jornal local "ThisDay".
Segundo o jornal, a irmã do Presidente, Hajia Mairo Musa Yar'Adua, assinou a declaração da família em que ela indica que a sua atenção foi despertada por "declarações mediáticas falsas, malevolentes e manifestamente patrocinadas, fazendo acreditar que a mãe do Presidente, Hajia Dada Habib Yar'Adua, pedira ao seu filho para se demitir por razões de saúde".
Os artigos da imprensa insinuavam, segundo Hajia Mairo, que Hajia Yar'Adua estava em desacordo com a mulher do Presidente.
"Para clarificar as coisas, a mãe do Presidente nunca falou à imprensa.
Ela mantém relações cordiais com a sua nora Turai.
A mãe do Presidente, contrariamente ao que relata a imprensa, apoia o combate político do Presidente e sempre o encorajou a prestar serviços desinteressados ao bom povo nigeriano", afirmou a família.
A família acrescentou que, em vez de se transformar em instrumentos manipuláveis de "chantagem por parte de políticos descontentes", a imprensa deve "verificar os factos antes de divulgar uma coisa", mais particularmente neste estádio crítico do desenvolvimento da nação.
Hajia Mairo ordenou, por conseguinte, a imprensa "responsável por estas falsas declarações" a parar e apresentar desculpas à família, sob pena de responder pelos seus actos diante da Justiça.