Agência Panafricana de Notícias

Falta de fundos compromete presença do Quénia no CAN feminino de futebol

Nairobi, Quénia (PANA) – A equipa nacional feminina de futebol do Quénia (Harambee Starlets) poderá não participar no próximo Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol, previsto para 17 de novembro deste ano no Gana, por falta de meios financeiros.

Segundo o presidente da Federação Queniana de Futebol (FKF), Nick Mwendwa, o Ministério dos Desportos diz-se incapaz de garantir o orçamento de 430 mil dólares americanos que lhe foi submetido para o efeito.

Lembre-se que a equipa queniana obteve a sua qualificação na sequência da desqualificação da Guiné Equatorial pela Confederação Africana de Futebol (CAF), após uma reserva introduzida pelo Quénia contra o alinhamento de jogadoras inelegíveis.

A FKF tem hoje as suas esperanças depositadas no Fundo Nacional para o Desenvolvimento do Desporto, criado como uma estrutura estatal no quadro da Lei do Desporto e que está encarregado de assegurar recursos através de investimentos, lotaria desportiva e outros meios, bem como desbloquear fundos para o desenvolvimento do desporto e do lazer.

Segundo Mwendwa, a FKF está virada para este Fundo, que é tido como dispondo de dinheiro que ainda não desembolsou a favor das equipas nacionais desportivas.

A algumas indicações dão conta que existe um braço-de-ferro entre o Tesouro Nacional e o Ministério dos Desportos em torno do controlo deste Fundo.

O sorteio colocou o Quénia no Grupo B, ao lado da Nigéria (oito vezes campeã), da África do Sul e da Zâmbia, enquanto o Grupo A integra o Gana, os Camarões, a Argélia e o Mali.

-0- PANA DJ/MA/NFB/JSG/SOC/FK/IZ 24out2018