Falso alarme de bomba leva à evacuação de aeroporto da capital cabo-verdiana
Praia, Cabo Verde (PANA) - Um falso alarme de bomba obrigou, sexta-feira, à evacuação e suspensão das operações no aeroporto internacional Nelson Mandela, na capital cabo-verdiana, encerrado durante varias horas até a policia concluir operações para averiguar a veracidade ou não da denúncia feita por um passageiro, apurou a PANA de fonte segura,
Em comunicado, a Polícia Nacional (PN) informou ter detido, durante procedimentos do voo HC 208, da Air Senegal, com destino a Dakar, um cidadão de nacionalidade senegalesa, que teria feito uma ameaça falsa de bomba no aeroporto.
Segundo a nota, o cidadão em causa teria passado por todos os procedimentos de segurança de despistagem de material perigoso e explosivos, e não teria sido detetado nenhum artefato ou elemento que causasse suspeitas.
A Polícia esclarece ainda que o cidadão já teria passado pelo controlo de fronteira e que, depois de já estar na Sala de embarque, no momento em que iria sair da mesma para ir para o avião, teria declarado em voz alta estar na posse de uma bomba.
“A PN, atuou de imediato, aplicando todos os procedimentos de segurança para o efeito, analisando o individuo, bem como todas as bagagens e pertences, através de uma equipa anti-explosivos (RNBQ) devidamente equipada e treinada para o efeito. E não se constatou a existência de nenhum artefato ou elemento explosivo, nem no detido, nem nos seus pertences e nem nas instalações do aeroporto”, lê-se na nota da PN.
Esclareceu que o cidadão detido será apresentado às autoridades judiciárias competentes para os efeitos processuais.
Por outro lado, o documento garante que o Aeroporto da Praia está seguro, com equipas especializadas e equipamentos especializados para o efeito e que, depois de todos os procedimentos securitários e preventivos, encontra-se na normalidade, operando voos dentro dos parâmetros normais.
Este incidente, de que não há noticia de ter acontecido antes na historia de Cabo Verde, fez com que os passageiros que chegavam ou iam partir do aeroporto fossem todos evacuados e colocados em lugar seguro, enquanto equipas especializadas da PN procediam a averiguações antes de autorizar o retomar das operações.
-0- PANA CS/DD 23abril2021