Gaborone, Botswana (PANA) - Fabricantes de produtos farmacêuticos e médicos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) têm a oportunidade de desenvolver as suas atividades graças a uma subvenção da Alemanha e União Europeia (UE).
Esta subvenção, financiada pela UE e pelo Ministério alemão do Desenvolvimento e Cooperação Económica e executada em coordenação e cooperação com o Secretariado da SADC visa aumentar a produção, os stocks e a disponibilidade de produtos inovadores e acessíveis para lutar contra o coronavírus, nos países da SADC.
"Este projeto foi desenvolvido para ajudar os países da SADC na sua resposta à pandemia da covid-19 de 2020”, indica um comunicado da SADC publicado esta terça-feira, acrescentando que a iniciativa apoiará os setores da produtividade e da industrialização na região da SADC.
Os produtos visados no quadro desta iniciativa são, entre outros, as máscaras médicas descartáveis, as viseiras e outros produtos essenciais ligados, aos ventiladores, desinfetantes e gel, testes de diagnóstico, produtos farmacêuticos e médicos, que estão especificamente destinados à prevenção, à assistência e ao tratamento da covid-19.
Por outro lado, esta subvenção por candidato selecionado deverá compreender entre 50 mil e 100 mil euros por empresa e de 100 mil a 200 mil euros para as iniciativas de interesse geral.
Além disso, para as empresas a subvenção não ultrapassa 50 por cento do seu volume de negócios anual.
-0- PANA DRW/MA/NFB/JSG/FK/IZ 04agosto2020