Fábrica de chocolate em construção em São Tomé
São Tomé, São Tomé e Príncipe- (PANA) - Uma fábrica de chocolate está em construção em São Tomé, com a subvenção do Governo, soube a PANA de fonte próxima da Cooperativa de Exportação de Cacau Biológico(CECAB).
)maior cooperativa de exportação de cacau biológico anunciou a construção de soube-se de fonte oficial em São Tomé.
“Vamos enviar três agricultores para formação em França a fim de adquirirem conhecimentos sobre a produção de chocolate”, declarou quarta-feira em São Tomé o diretor da CECAB, António Dias, no final duma reunião do comité da associação decorrida na zona norte da referida cidade.
“Já, em 2019, vamos poder abastecer o mercado nacional com chocolate, vamos explorar também outros mercados”, avançou.
A fábrica a ser erguida em Guadalupe, cidade do distrito de Lobata, na zona norte de São Tomé, não pretende fazer concorrência às outras iniciativas existentes no país, garantiu António Dias, .
O também ex-ministro sã-tomense da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, que falava numa encontro de trabalho com os agricultores da cooperativa, explicou que “é mais fácil vender o cacau do que vender chocolate.”
A construção da fábrica, segundo o diretor da CECAB, é uma ideia velha, que vai ser materializada neste ano, de 2019.
“Prevíamos a construção com os nossos recursos em 2022, com o apoio do Governo. Vamos poder dar um salto qualitativo”, regozijou-se António Dias.
Desde de 2005, a CECAB congrega dois mll 300 agricultores de 36 associações, vende toda a sua produção à chocolateira francesa Kaoka.
Nos últimos seis meses, a cooperativa exportou cerca de 28 contentores de cacau seco para a França.
-0- PANA RMG/DD 19julho2019