Agência Panafricana de Notícias

FNUAP intensifica apoio a mães no Corno de África

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) declarou a intensificação dos esforços para fazer face à crise humanitária causada pela fome e pela deslocação das populações no Corno de África, sobretudo para as mães e as mulheres grávidas.

O diretor executivo do FNUAP, o professor Babatunde Osotimehin, apelou num comunicado transmitido à PANA em Nova Iorque « à comunidade internacional a resolver com emergência as necessidades das mulheres grávidas e das mães, cuja sobrevivência das famílias está particularmente ameaçada ».

Os gabinetes nacionais do FNUAP na Somália, no Quénia, na Etiópia e em Djibuti lançaram um vibrante apelo a favor de medidas de emergência para fornecer cuidados de saúde de reprodução, equipamentos médicos e kits de dignidade às populações afetadas.

Osotimehin declarou igualmente que « o FNUAP distribui kits de dignidade nas regiões afetadas para apoiar unicamente as mulheres ».

« Estes kits compreendem artigos de higiene como toalhas higiênicas, roupas interiores e sabão. Devido aos trajes estritos para as mulheres somalís, lenços são incluídos nestes kits para assegurar a mobilidade das mulheres para que elas possam aceder aos centros de distribuição de alimento e assistir às crianças. Mais de três mil e 500 kits já foram distribuídos no norte e no nordeste do Quénia », disse.

O diretor do FNUAP disse estar alarmado pela sobrepovoação de Dadaab (Quénia), o maior campo de refugiados no mundo, com uma população de cerca de 380 mil pessoas.

Ele declarou que devido a serviços de saúde transbordados, o FNUAP trabalha com parceiros locais para fornecer cuidados de saúde da reprodução às pessoas necessitadas.

« Enquanto a seca persistir na região, a fome e as suas consequências continuarão a afetar as mulheres », acrescentou.

-0- PANA AA/BOS/LSA/TBM/SOC/MAR/TON 26julho2011