Última Hora

Agência Panafricana de Notícias

FNUAP doa 400 mil preservativos femininos ao Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – O novo diretor executivo do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), Babatunde Osotimehin, doou 400 mil preservativos femininos ao Congo com vista a lutar contra o HIV/Sida, anunciou terça-feira em Brazzaville o Ministério congolês da Saúde e População.

Esta doação estimado em 170 milhões de francos CFA (mais de 340 mil dólares americanos) foi entregue ao secretariado executivo permanente do Conselho Nacional de Luta contra a Sida (CNLS).

Para o representante local do FNUAP no Congo, David Lawson, a redução da taxa de sero-prevalência na República do Congo atesta que as populações congolesas, os jovens em particular, começaram a adotar comportamentos que os protegem.

«É preciso que todos nós redobremos de esforços para continuar a inverter esta tendência. Por isso, a fim de prosseguir eficazmente com a luta contra este flagelo, tenho o orgulho de colocar hoje à disposição das populações congolesas, por intermédio de Marie Francke Puruhence (secretária executiva permanente do CNLS), estes 400 mil preservativos femininos", delcarou Lawson .

Ele considerou que esforços devem prosseguir neste sentido para reforçar as atividades de comunicação para a mudança de comportamento com vista a prevenir a transmissão do HIV, gravidezes precoces e as violências contra as mulheres e as raparigas.

« A vulnerabilidade das mulheres obriga-as às vezes a adotarem comportamentos arriscados nas suas relações com homens. Compreendo igualmente as reticências de algumas mulheres de utilizar preservativos femininos, Porém, tendo em conta as dificuldades que elas encontram para se proteger do HIV nas relações com seus parceiros, a utilização sistemática do preservativo feminino continua a ser a última proteção contra o vírus da sida e Infeções Sexualmente Tramissíveis " , prosseguiu o representante do FNUAP no Congo.

Segundo os dados do Inquérito de Soro-Prevalência e Indicadores da Sida no Congo (ESISC) realizado em 2009, a taxa de prevalência do HIV é de 4,1 porcento para as mulheres e de 2,1 porcento para os homens.

-0- PANA MB/TBM/IBA/FK/DD 08março2011