Agência Panafricana de Notícias

FNUAP apela Governos a promover políticas de juventude

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O diretor executivo do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), Babatunde Osotimehin, apelou, sexta-feira, aos Governos do mundo inteiro a incluirem sempre as visões dos jovens nas suas políticas e programas nacionais.

Ele apelou igualmente aos dirigentes do mundo a promoverem os direitos humanos dos jovens e as suas necessidades de desenvolvimento, bem como a assegurarem a sua participação nas decisões que os dizem respeito.

Num comunicado divulgado em prelúdio à cimeira de alto nível da ONU sobre a juventude, que vai decorrer segunda e terça-feiras próximas em Nova Iorque, Osotimehin disse que os jovens merecem um apoio imediato e incondicional.

"Mais de um quarto da população mundial, cerca de 1,8 bilião de pessoas têm entre 10 e 24 anos de idade e cerca de medade dela vive com menos de dois dólares americanos por dia, mais de 100 milhões não são escolarizadas e 16 milhões adolescentes tornam-se mães cada ano", lamentou.

«Toda jovem precisa de educação, incluindo educação sexual, e de acesso a serviços de saúde, nomeadamente a saúde reprodutiva", acrescentou Osotimehin.

O diretor executivo do FNUAP sublinhou que chegou o momento de investir nos jovens e num espaço aberto que permita a sua participação na criação de um mundo melhor para todos.

-0- PANA AA/BOS/AKA/AAS/SOC/CJB/TON 23jul2011