Agência Panafricana de Notícias

FMI vende 200 toneladas de ouro ao Banco Central indiano

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou a venda de 200 toneladas de ouro ao Banco Central da Índia, segundo um comunicado de imprensa do FMI divulgado segunda-feira e transmitido à PANA em Addis Abeba, na Etiópia.
Esta quantidade representa cerca de metade do volume total das vendas de 403,3 toneladas de ouro aprovadas pelo Conselho Executivo do Fundo em Setembro último.
O FMI aprovou, a 18 de Setembro de 2009, vendas de ouro num volume estritamente limitado a 403,3 toneladas, no quadro de modalidades visando impedir uma perturbação do mercado do ouro.
O Fundo indicou que esta decisão era um elemento central do seu novo modelo de rendimento que foi aprovado pelo Conselho Executivo em Abril de 2008 e que vai igualmente aumentar os seus recursos para os empréstimos concedidos aos países de fraco rendimento, no quadro duma estratégia ratificada pelo Conselho em Julho de 2009.
"Esta transacção é um passo importante para a realização dos objectivos do programa de vendas do ouro limitadas do FMI, que devem ajudar a reformular as finanças do Fundo a longo prazo e permitir-nos aumentar os empréstimos em condições preferenciais aos países mais probres", declarou o director-geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn.
A venda que deveria render cerca de seis biliões 700 milhões de dólares americanos de lucros comportava vendas diárias num período de duas semanas, de 19 a 30 de Outubro de 2009, sendo cada venda efecutada a um preço fixado com base em preços do mercado do dia, indica o comunicado.