Libreville, Gabão (PANA) – Uma equipa do Fundo Monetário Internacional (FMI), que esteve no Gabão para consultas sobre a revisão do acordo alargado a favor do país, declarou-se satisfeita com os progressos feitos por este país da África Central, soube-se quarta-feira de fonte oficial.
As autoridades gabonesas e a equipa do FMI congratularam-se com os progressos significativos nas discussões em matéria de políticas e reformas necessárias para concluir a quarta e a quinta revisões do acordo alargado a favor do Gabão a título do Mecanismo Alargado de Crédito (MAC).
A missão do FMI, em Libreville, liderada por Boileau Loko, encorajou, por outro lado, as autoridades gabonesas a finalizar rapidamente a auditoria à dívida interna e a submeter o mais cedo possível ao Parlamento a lei sobre a harmonização do estatuto das empresas públicas.
Nas trocas entre a instituição financeira e o Gabão, também se tratou do orçamento de 2010 que, em conformidade com os objetivos das autoridades gabonesas, visa “ aumentar cada vez mais as receitas não petrolíferas, controlar as despesas não prioritárias e melhorar a composição dos gastos públicos, a fim de criar o espaço para as despesas sociais e de investimento”.
Finalmente, o FMI insistiu na renovação do quadro de gestão dos investimentos públicos e na revisão do quadro jurídico dos mercados públicos com o reforço da independência da agência reguladora destes mercados.
-0- PANA LAW/TBM/FK/IZ 17out2019