Agência Panafricana de Notícias

FMI satisfeito com desempenhos económicos do Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – O Conselho de Administração do Fundo Mundial Internacional (FMI) aprovou quinta e sexta revistas, no quadro do arranjo da Facilidade Alargada de Crédito (FEC) a favor da República do Congo, anunciou neste fim de semana em Brazzaville o representante residente do Fundo Monetário Internacional (FMI) no Congo, Oscar Malhado.

« O Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou a 27 de julho último as quinta e sexta revistas combinadas dos desempenhos económicos da República do Congo no quadro dum programa de três anos apoiado pela FEC” , disse o representante residente do FMI no Congo citado por fontes próximas do Ministério congolês das Finanças, Orçamento e Portefólio Público.

A conclusão destas revistas permite o desembolso a favor do Congo de dois milhões 410 mil DTS (ou seja três milhões 860 mil dólares americanos), o que eleva todos os desembolsos no quadro deste programa a 13 milhões 500 mil dólares americanos, de acordo com a fonte.

Para Malhado, o Congo manteve a disciplina financeira e continuou sem falhar no seu programa com o FMI, apesar de estar a espera do Ponto de Conclusão da Iniciativa dos Países Pobres Altamente endividados (IPPAE) em janeiro de 2010.

«Este resultado deveu-se às políticas rigorosas aplicadas, com vista à melhoria das reformas sobre a entrega dos mercados públicos, à transparência nas receitas petroleiras e à sua certificação », indicou Malhado, que exortou o país a melhorar os setores sociais, como a saúde, o desemprego dos jovens e a melhoria do clima de negócios », sublinhou.

Lembre-se que os esforços do Congo permitiram realizar uma diversificação da economia, pois as receitas não petroleiras, estimadas em 40 biliões de francos CFA (cerca de 88 milhões de dólares americanos) por ano no porto de Ponta Negra, estão doravante na base do crescimento económico do país.

-0- PANA MB/SSB/FK/DD 31julho2011