Agência Panafricana de Notícias

FMI retoma relações com Somália após 22 anos de suspensão

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) retomou as suas relações com a Somália após uma suspensão de 22 anos devido à guerra civil que este país conheceu, anuncia um comunicado divulgado sábado em Nova Iorque.

« Sexta-feira, o Fundo reconheceu oficialmente o Governo Federal somalí dirigido pelo Presidente Mohamud Hassan Sheikh, abrindo a via para a retomada das relações após um intervalo de 22 anos », lê-se no comunicado.

O reconhecimento do Governo permite ao FMI oferecer à Somália uma assistência técnica e conselhos estratégicos, acrescenta o comunicado.

O FMI deplorou que a Somália, um país-membro deste organismo financeiro desde agosto de 1962, estivesse num estado de guerra civil desde os anos 90, e que não houvesse um Governo com o qual o Fundo podesse negociar.

Com a retomada das relações, afirma o Fundo, a Somália ainda não é admissível a empréstimos junto do Fundo devido às suas cotizações em atraso avaliadas em 233,8 milhões de DSE (Direitos de Saque Especiais) ou cerca de 352 milhões de dólares americanos.

-0- PANA AA /VAO/AKA/AAS/SOC/FK/IZ 13abril2013