FMI promete $ 148 milhões à Guiné contra covid-19
Conacry, Guiné (PANA) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) disponibilizará, brevemente, 148 milhões de dólares para a Guiné, no quadro da Facilidade de Crédito Rápido (FCR), segundo uma declaração da representação da referida instituição financeira transmitida nesta segunda-feira à PANA.
O fundo destinado à Guiné é o 70.º pedido de assistência financeira de emergência aprovado pelo Conselho Executivo do FMI para ajudar os seus países membros a enfrentarem os desafios colocados pela covid -19 (coronavírus), lê-se na nota.
O mesmo servirá para atender a necessidades urgentes da balança de pagamentos e do financiamento orçamental decorrentes da pandemia da covid-19.
A Guiné é duramente atingida pela pandemia da covid-19, que afetou mais de quatro mil pessoas e deteriorou suas perspetivas de crescimento a curto prazo, entravando exportações mineiras e receitas fiscais.
O desembolso do FMI fornecerá o financiamento necessário para instaurar o plano de intervenção das autoridades, a fim de responder à emergência sanitária da Covid-19 e reduzir as graves repercussões que deterioraram as perspetivas de crescimento a curto prazo da Guiné e entravaram as exportações mineiras e receitas fiscais, segundo a fonte.
O financiamento da FCR fornecerá, segundo a declaração, um apoio em tempo oportuno para satisfazer estas necessidades, ajudando a catalisar a assistência financeira dos doadores de fundos.
"Par além da gestão das necessidades imediatas decorrentes da crise, é essencial preservar-se a viabilidade orçamental e a dívida a médio prazo. Por isso, as autoridades concentrar-se-ão numa trajetória de défice orçamental primário inferior ao que estava previsto antes, uma vez crise terminada. Também será essencial assegurar a transparência da dívida e avançar com reformas que visam reforçar a gestão da dívida", concluiu o FMI.
-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 22junho2020