Agência Panafricana de Notícias

FMI prevê taxa de crescimento de 3,7 porcento em 2014 nas ilhas Maurícias

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - A economia maurícia vai aumentar 3,7 porcento este ano contra 3,2 porcento em 2013 baseando-se essencialmente em atividades acrescidas nos setores da pesca, das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e dos serviços financeiros, anunciou quarta-feira o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em entrevista à imprensa em Port-Louis, Martin Petri, chefe da missão do FMI declarou que os desafios para as ilhas Maurícias em 2014 são a redução da dívida pública por meio duma consolidação lenta da situação orçamental e a melhoria do mecanismo de transmissão da política monetária tirando o excesso de liquidez no mercado.

Continuar as reformas do setor público protegendo os mais vulneráveis da emprensa maurícia e enfrentar os desafios da produtividade e da competitividade para melhorar as perspetiva de crescimento económico a médio prazo também são estes objetivos, de acordo com Petri.

Observou que a taxa de poupança é muito fraca na ilha, ou seja menos de 14 porcento, antes de considerar que uma política para encorajar a população a poupar deve ser instaurada.

Disse esperar porque que a taxa de inflação aumente ligeiramente 3,8 porcento e que taxa de desemprego fique sem mudança em cerca de 8,2 porcento.

Petri disse igualmente preocupar-se com as obrigações no setor da água onde o FMI está pronto para apoiar as autoridades maurícias a fim de resolver os problemas.

-0- PANA NA/TBM/IBA/MAR/DD 05fev2014